Pular para o conteúdo principal

Má Educação

Alguns cineastas são conhecidos por fazer comédias, outros são melhores no drama e, outros, no suspense. Almodóvar não é diretor de um gênero só, é diretor de muitos gêneros em um filme só e essa é a característica de seu cinema. E, claro, o aguardado Má Educação não é diferente: tem drama, suspense, crimes, comédia e toques eróticos em uma roupagem que só este diretor espanhol consegue imprimir na película.

A história na década de 80, quando Ignácio (Gael Garcia Bernal - muito bom, como sempre) procura um antigo amigo de infância, Enrico (Fele Martínez). Ignácio virou ator e está lá não somente para pedir emprego ao velho amigo que se tornou cineasta, mas também quer que leia uma história de sua autoria: A Visita. É quando Almodóvar nos transporta à infância dos amigos que, alunos de uma escola de padres, apaixonaram-se e foram separados pelo Padre Manolo (Daniel Giménez Cacho) que, por sua vez, era apaixonado por Inácio. Mais tarde, perturbado por conta das lembranças infantis, ele vira travesti.

De cara, Enrico adora a história, que desperta uma série de lembranças infantis ao lado desse que foi seu primeiro amor. É quando ele resolve investigar o que acontecera com Ignácio nesse meio tempo e o que fez com que ele se tornasse irreconhecível e acaba descobrindo uma trama muito mais ardilosa e doentia do que a contada em A Visita. Fantasia e realidade misturam-se de tal forma que ficamos tão perdidos quanto o próprio personagem enquanto ele se envolve na teia de segredos escondidos por essa figura tão dúbia - simples, porém complexa - que entra no seu escritório em uma visita que, de fato, muda completamente a vida do cineasta.

Má Educação parece um filme noir, mas com as cores fortes das produções de Almodóvar. Tem o personagem belo, misterioso e fatal, que fascina nosso protagonista e, por sua vez, se mete em uma investigação repleta de mistérios e reviravoltas. Mas, mais do que isso, Má Educação é daqueles filmes nos quais a paixão pela trama, pelo cinema e, principalmente, pela diversidade dos indivíduos está impressa em cada fotograma da película. A mesma paixão presente nos outros filmes do cineasta espanhol que fizeram com que nós, espectadores, também nos apaixonássemos não somente por seus personagens tão pitorescos e únicos, mas por toda essa cultura latina com a qual ele carimba seus filmes.

Ao mesmo tempo, Almodóvar não deixa de cutucar feridas abertas em nossa sociedade, que envolve a pedofilia na Igreja Católica e o homossexualismo. Aqui, o cineasta parece querer mostrar que o indivíduo é reflexo direto da criação e nem aqueles que pregam a pureza da alma por meio da religião estão livres dos pecados mais mortais. Almodóvar cutuca a hipocrisia e, pelo menos durante duas horas, mantém os olhos dos espectadores abertos para detectar a falsidade moral desses que nos condenam diariamente.

Na verdade, Almodóvar nunca quis ensinar lições de vida. Ainda bem. Em Má Educação, o cineasta dá aula de cinema e como imprimir em um filme sentimentos, tanto os reprimidos quanto os escancarados, despertando não somente a paixão pela vida, mas pela verdade. Pelo menos aquela que queremos. (Angélia Bito)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Chuva de Fogo

Lembro-me de que era um belo dia de sol, cheio do burburinho popular, nas ruas atulhadas de veículos. Um dia bastante quente e de perfeita transparência. Do meu terraço via-se uma grande confusão de telhados, parques esparsos, um naco de baía juncado de mastros, a linha reta e cinzenta de uma avenida..... Por volta das onze horas caíram as primeiras fagulhas. Uma aqui, outra ali, partículas de cobre semelhantes às faíscas de um pavio; partículas de cobre incandescente que batiam no chão com um barulhinho de areia. O céu continuava límpido, o ruído urbano não diminuía. Só os pássaros da minha gaiola pararam de comer. (Leopoldo Lugones) A leitura desse texto de Lugones é sensacional. Impressiona pela beleza plástica e pela apoteose apresentada acerca do fim do mundo e a cena do fogo tomando conta, destruindo tudo em sua volta. Raridade. O texto está presente na coletânea dos "melhores contos bíblicos" da Ediouro.

Martinho e a dificuldade da renovação

Martinho da Vila sempre está na minha cartola de canções essenciais e sempre aguardo com expectativa seus trabalhos. Entretanto nos últimos anos, Martinho vem se pautando por uma excessiva revisão em sua discografia. Seu último CD de inéditas é de 2007. De lá pra cá, regravações de sucessos e se prestarmos atenção, quase das mesmas canções. Falta de criatividade tenho certeza que não é. O compositor Martinho sabe extrair poesia das coisas mais simples e elevá-las a obras primas. Espero que em outra oportunidade, Martinho volta a ser aquele arrojado artista que surpreende seus ouvintes com narrativas sensacionais. Todo mundo sabe da importância das canções "Menina Moça"; "Casa de Bamba"; "O Pequeno Burguês", mas estas canções estão nos seus últimos três discos. Se pelo menos os arranjos apresentassem novidades, mas fica na releitura do sucesso. Não era necessário.Apesar disso, 4.5 é o cd do momento em minha trilha sonora, mas logo depois corro e coloco

Um passeio pelas ruas do Brasil

  A sensação é angustiante. A sensação que tive ao ler a nova obra de Chico Buarque foi de profunda desesperança e solidão. Por coincidência, estive em julho dez dias na cidade do Rio de Janeiro. Precisamente em Copacabana. Todos os contos do livro tem como cenário o cartão postal do país. Entretanto, esse cartão postal não é o oficial, o que revela toda a beleza do lugar. O que temos na obra é o lado B. As fissuras de um projeto de modernidade que não deu certo. Toda a desigualdade do nosso país, colocada sem adjetivos, sem possibilidade de mudança. Não precisava ser assim.