Pular para o conteúdo principal

Sociedade e Literatura

A literatura cumpriu a tarefa de investigar e refletir sobre as transformações sociais e políticas que ocorreram no Brasil no século XIX e no início do século XX. E o papel social do romancista e do sociólogo só se diferencia a partir da institucionalização das ciências sociais no país, ocorrido somente no século XX. Dessa maneira, uma parte da produção literária brasileira, depois da independência, assumiu o compromisso de refletir sobre a nação e suas principais características.
A literatura assumiu um papel fundamental na construção de uma consciência nacional. A afirmação da identidade nacional perpassava a produção literária encontrando nas diversas tendências reflexões acerca das características da nação brasileira. Seja nas poesias românticas de Gonçalves Dias e Castro Alves, no retrato idealizado presente nas obras de José de Alencar e Joaquim Manuel de Macedo e até na obra reflexiva de Machado de Assis, a literatura era responsável, de uma maneira ou de outra, pela formação de uma idéia acerca da sociedade brasileira.
A literatura ao contrário de ser um empecilho à formação da mentalidade científica chegou a “forçar, a preeminência da interpretação poética, o estilo direto sobre a interpretação racional. Ante a impossibilidade de formar aqui pesquisadores, técnicos, filósofos, ela preencheu a seu modo à lacuna, criando mitos e padrões que serviram para orientar e dar forma ao pensamento” (Candido, 2002: 30).
A reflexão crítica sobre a realidade nacional perpassa os interesses de nomes importantes a partir de 1870, como por exemplo, o trabalho da Escola de Recife. Apesar de seus membros não serem cientistas sociais, como Silvio Romero, Euclides da Cunha, Nina Rodrigues, Manuel Bomfim, Alberto Torres e Joaquim Nabuco, esses nomes escreveram obras que impulsionaram um olhar mais reflexivo sobre as questões sociais do país.
Após a institucionalização das ciências sociais no Brasil, nos anos 1930, a partir da fundação da Escola de Sociologia Política e da Faculdade de Ciências Humanas em São Paulo, os intelectuais e sociólogos fizeram um esforço para distinguir os dois tipos de discurso. Dessa maneira “a sociologia científica viu-se obrigada a demarcar incisivamente sua distância em relação à literatura, e isso foi feito através do corte epistemológico entre ciência e ideologia” (Sena, 2003: 12).
A discussão sobre a intersecção entre o discurso literário e o sociológico continua fazendo parte das discussões realizadas na academia. E nas últimas décadas ganha força quando cursos de pós-graduação apresentam linhas de pesquisa reforçando o diálogo entre essas formas de conhecimento.
Para Mattei Dogan (1996), o cientista social tem vários desafios para enfrentar ao se deparar com seu objeto de estudo. Dependendo da natureza do objeto, das características do método adotado, recorrer a outras disciplinas especializadas pode proporcionar uma maior capacidade de esclarecimento do objeto, além de oferecer uma visão mais condensada do mesmo ampliando os limites da interpretação. A riqueza da explicação científica estaria alicerçada sobre a junção que as disciplinas escolhidas seriam capazes de realizar.
Sebastião Rios (1998) afirma que a arte ficcional pode ser ao mesmo tempo uma forma de entretenimento e fruição, uma forma de conhecimento e configuração de sentido do real. “Enquanto representação imaginativa da vida, a arte representa à realidade a partir de uma estrutura que rearticula o sentido do material tomado a vida, conferindo ao universo recriado sua unidade e estabelecendo seus limites” (p.8). Dessa forma, a realidade sofre uma alteração, pois "a apresentação artística do material ficcional equivale a uma reconstrução da realidade, que desenvolve e revela estruturas de significado que a realidade somente possuía em um estado obscuro e confuso” (p.8).
As obras de arte recriam a realidade e respondem à necessidade universal que o homem tem de ficção e de fantasia. “O artista conduz os outros homens a um mundo de fantasia, onde os seus anseios se libertam, afirmando desse modo à recusa da consciência humana em aceitar o condicionamento do meio; mobiliza-se assim um potencial de energias submersas que, por sua vez, regressam ao mundo real para transformar a fantasia em realidade” (Thompson, 2002: 22).
Apesar das diferenças entre essas duas formas de conhecimento, a ciência e a literatura têm em comum o fato de criar um mundo organizado, unitário e necessário. E é através de suas situações sínteses que a literatura seria capaz de mostrar a sua verdade, pois “o impacto que ela causa no leitor descortina uma nova visão da realidade, o que equivale a dizer que revela uma nova realidade” (Rios, 1998: 10).
Para José de Sousa Martins (2005), a música, a fotografia, os filmes, as oficinas de arte são suportes ricos de reciprocidades de conhecimento. Essas fontes de conhecimento que são gêneros criadores de imagens e imaginários enriqueceriam os horizontes das ciências sociais, criando formas diferenciadas de reflexão científica. Essa abordagem inaugura uma fase nas ciências sociais onde os paradigmas do conhecimento científico são discutidos. A ciência dialogando com outros suportes de conhecimento promoveriam uma etapa em que as ciências sociais teriam que redimensionar algumas idéias sobre a validade das pesquisas acerca desses objetos de percepção da realidade.
O desafio que a literatura coloca para o cientista social não é tão diferente do desafio encontrado na interpretação de outras fontes de pesquisa. A principal diferença está na maneira como será realizado o recorte da realidade. “Como não se pode estudar a realidade social como um todo, o cientista realiza um corte, que em geral, é explicitado logo no início de qualquer estudo. Já a literatura não precisa explicitar formalmente o seu recorte. Cabe, então, ao pesquisador interessado no estudo da literatura saber como os escritores recortaram a realidade. Da diversidade de aspectos que ela comporta o que eles escolheram para nos mostrar e o que não nos mostraram” (Andrade, 2002: 25).
A ciência social precisa ter o compromisso de ser o mais fiel possível à realidade que pretende analisar. A literatura, ao contrário, não tem o mesmo compromisso, pois sua base de ação está na invenção, na elaboração de uma nova visão do real. Os escritores possuem liberdade e dessa forma podem realizar digressões que os cientistas sociais estão impedidos de realizar pela natureza da sua ciência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Chuva de Fogo

Lembro-me de que era um belo dia de sol, cheio do burburinho popular, nas ruas atulhadas de veículos. Um dia bastante quente e de perfeita transparência. Do meu terraço via-se uma grande confusão de telhados, parques esparsos, um naco de baía juncado de mastros, a linha reta e cinzenta de uma avenida..... Por volta das onze horas caíram as primeiras fagulhas. Uma aqui, outra ali, partículas de cobre semelhantes às faíscas de um pavio; partículas de cobre incandescente que batiam no chão com um barulhinho de areia. O céu continuava límpido, o ruído urbano não diminuía. Só os pássaros da minha gaiola pararam de comer. (Leopoldo Lugones) A leitura desse texto de Lugones é sensacional. Impressiona pela beleza plástica e pela apoteose apresentada acerca do fim do mundo e a cena do fogo tomando conta, destruindo tudo em sua volta. Raridade. O texto está presente na coletânea dos "melhores contos bíblicos" da Ediouro.

Martinho e a dificuldade da renovação

Martinho da Vila sempre está na minha cartola de canções essenciais e sempre aguardo com expectativa seus trabalhos. Entretanto nos últimos anos, Martinho vem se pautando por uma excessiva revisão em sua discografia. Seu último CD de inéditas é de 2007. De lá pra cá, regravações de sucessos e se prestarmos atenção, quase das mesmas canções. Falta de criatividade tenho certeza que não é. O compositor Martinho sabe extrair poesia das coisas mais simples e elevá-las a obras primas. Espero que em outra oportunidade, Martinho volta a ser aquele arrojado artista que surpreende seus ouvintes com narrativas sensacionais. Todo mundo sabe da importância das canções "Menina Moça"; "Casa de Bamba"; "O Pequeno Burguês", mas estas canções estão nos seus últimos três discos. Se pelo menos os arranjos apresentassem novidades, mas fica na releitura do sucesso. Não era necessário.Apesar disso, 4.5 é o cd do momento em minha trilha sonora, mas logo depois corro e coloco

Um passeio pelas ruas do Brasil

  A sensação é angustiante. A sensação que tive ao ler a nova obra de Chico Buarque foi de profunda desesperança e solidão. Por coincidência, estive em julho dez dias na cidade do Rio de Janeiro. Precisamente em Copacabana. Todos os contos do livro tem como cenário o cartão postal do país. Entretanto, esse cartão postal não é o oficial, o que revela toda a beleza do lugar. O que temos na obra é o lado B. As fissuras de um projeto de modernidade que não deu certo. Toda a desigualdade do nosso país, colocada sem adjetivos, sem possibilidade de mudança. Não precisava ser assim.