
Finalizo a leitura desse importante livro de Laurentino Gomes. É impressionante a maneira como o historiador registra todos os bastidores que antecedera a fuga da família real ao Brasil e suas implicações políticas, sociais e econômicas para a colônia.
Destaque para os capítulos que registram os bastidores da viagem, o choque do encontro entre a corte e a população do Rio de Janeiro e é imperdivel a construção do cotidiano que o autor faz da cidade maravilhosa.
Trechos: "O Brasil foi descoberto em 1500, mas, de verdade, só foi inventado como país em 1808. Até então, o Brasil não existia". Em 1807, era apenas uma grande fazenda, de onde Portugal tirava produtos que levava embora. As diferentes províncias eram relativamente autônomas. Não havia comércio, nem estradas, meios de comunicação, nem, praticamente, contato entre elas".
O livro proporciona uma visão ampla acerca de todo o período histórico além de convidar o leitor a realizar um passeio maravilhoso e divertido no cotidiano do Rio de Janeiro no século XIX. Obrigatório. *****
Comentários
Postar um comentário