
Surpresa agradável assistir a adaptação da peça de Bosco Brasil realizada por Daniel Filho. Um filme arrebatador do inicio ao fim, realizando um painel social e político de um período marcante da história do Brasil.
O enredo é esse: "Em abril de 1945 os combates da 2º Guerra Mundial já cessavam na Europa, mas o Brasil ainda estava tecnicamente em guerra. Nesse contexto, A história narra a batalha travada entre o imigrante polonês Clawsenvitz (Dan Stulbach) e Segismundo (Tony Ramos), chefe da imigração na Alfândega do Rio de Janeiro. Isso acontece por que o fim da Guerra é o que tira a paz de Segismundo. Ele teme a vingança de seus ex-prisioneiros. E o chefe da imigração na Alfândega do Rio de Janeiro Segismundo é quem decide quem entra ou não no país. O imigrante tem que usar todo o seu talento de ator para provar que não é um seguidor de Hitler. Assim, a obra retrata um período crítico da história brasileira e fala principalmente da luta pela vida. " (net)
Depois de assistir ao filme comprei o dvd original e vou assistir o filme com uma outra intenção. A existência de várias expressões artísticas, como o teatro, a música, a pintura, a escultura indica que nem tudo está perdido e que podemos sim, esperar por dias melhores. Essa imagem é a que fica ao ver a última cena desse maravilhosos filme de Daniel Filho. *****
Comentários
Postar um comentário