
Neste trabalho,a professora Maria Cristina Teixeira analisa a obra de Lima Barreto e sua relação com as mudanças históricas e sociais vividas pela cidade do Rio de Janeiro no inicio do século XX. Sua tese de doutorado trabalha na vertente de que a obra de Barreto proporciona ao leitor uma visão crítica desse período histórico, aproximando-o do olhar sociológico.
Um trabalho de pesquisa e registro histórico marcante. No primeiro capítulo, Cristina apresenta um registro das várias representações teóricas da modernidade para depois inseri-las na experiência brasileira.
O segundo capitulo intitulado "A sensibilidade sociológica no literato marginal" revela sua trajetória de vida a partir de sua tripla marginalidade (social, racial e literária) que conduziria o destino de sua obra.
A obra de Cristina é um exemplo salutar de perspectiva envolvendo estudos de sociologia e literatura. Competência na leitura das obras e novidade nas proposições apresentadas. Leitura recomendada para quem trabalha nesse campo de estudo e para quem quer conhecer um pouco mais a literatura de Lima Barreto. Ótimo. *****
Comentários
Postar um comentário