
Os bastidores da história do Brasil nunca serão os mesmos depois da leitura desse livro de Carlos Heitor Cony. O jornalista realiza uma panorama político, social do país governado por Getúlio Vargas e suas várias implicações. O romance histórico conduz a narrativa a partir de flash back distintos que inserem os personagens em diversos momentos de sua trajetória.
A obra foi publicada em 1967 em artigos semanais publicados na revista Manchete e revela um importante trabalho de pesquisa, documentação e entrevista do autor.
Os pontos altos do livro são os momentos em que Cony, apropia-se da técnica literária, e através dela, apresenta os pensamentos e questionamentos de Vargas diante das situações vividas. O autor demonstra simpatia pelo presidente e mostra cotidiano de um homem solitário, que no fundo, não tinha a menor condição de conduzir o Brasil naquele momento, mas que mesmo assim, eleito pelo povo, via como uma espécie de "missão" ou "redenção" sua volta ao poder.
Três capítulos merecem destaque. "Vinte anos depois" mostra o momento em que Vargas é diplomado presidente em 1951 e os bastidores irônicos dessa diplomação; "O Aço e o Petróleo" revela a força política do presidente em promover a nacionalização da riquezas nacionais e os embates travados pelos organismos internacionais, e o terceiro, relata as versões do crime da rua Tonelerios que, coloca um ponto final pretensões de Vargas e inaugura um novo momento da política nacional.
Leitura obrigatória para quem quer conhecer um pouco mais esse importante episódio da nossa história. *****
Comentários
Postar um comentário