Pular para o conteúdo principal

Estréia Com Excelência





Com um engenhoso trabalho de foco narrativo em seu primeiro romance, Edney Silvestre consegue criar uma trama em que suspense, aventura e emoção andam juntos sem qualquer tipo de prejuízo para a trama apresentada. Dois amigos são acusados de assassinar uma mulher em uma pequena cidade do interior. A partir dessa acusação e da recusa das autoridades da cidade em buscar o verdadeiro assassino tem-se a aventura traçada. Quem seria o assassino da mulher do dentista?


Apesar do foco policial, o que predomina é a abordagem psicológica mostrando os dilemas dos dois personagens (Pedro e Eduardo) diante de valores sociais dos quais não estão preparados para entender. O final do livro surpreende pelos caminhos direcionados pelos respectivos amigos. Dessa maneira, o que menos importa é saber que foi o assassino da mulher do dentista. Estréia com Excelência.****






Brasileiros - Como surgiu a ideia de escrever Se Eu Fechar os Olhos Agora?
Edney Silvestre - Eu deveria ter uns 9, 10 anos quando ouvi pela primeira vez a história. Era uma "conversa de adultos", em que se comentava um crime ligando mãe, filha e o amante das duas. Não me recordo quando a trama me voltou à memória, mas sei que ficou na minha cabeça por mais de uma década, sem que eu soubesse como narrá-la. Fiz várias tentativas frustradas, até que, num quarto de hotel, ouvi a voz de Paulo me contando o que se recordava. "Se eu fechar os olhos agora", dizia, "ainda posso sentir o sangue dela grudado nos meus dedos. E era assim, grudava nos meus dedos como grudava nos cabelos louros dela...". Daí em diante, o romance foi se estruturando até chegar ao prelo.
Seis anos depois.

Brasileiros - Você se baseou em alguém para compor a personagem? Em algum fato real?
E.S. - Anita, a personagem principal, já surgiu morta na minha imaginação. Desde o lançamento do livro, já soube de alguns leitores e jornalistas que veem semelhanças com fatos reais, acontecidos no interior do Estado do Rio de Janeiro, assim como mulheres assassinadas em outras obras de ficção. Quem conta a história é um dos meninos, quarenta anos depois.

Brasileiros - Por que escolheu um dos meninos para ser o narrador da história?
E.S. - Porque era preciso mostrar aquele olhar inocente e esperançoso que, quando garotos, temos diante do mundo. A passagem deles ao mundo adulto, cheio de dores e decepções, é como a que muitos de nós fizemos, e outros milhões de jovens estão fazendo e, também, farão. Só por meio da dor do conhecimento se chega à idade adulta.

Brasileiros - A trama de Se eu Fechar os Olhos Agora remete ao gênero policial, mas o livro também é um romance de formação. Como você mesclou gêneros tão díspares?
E.S. - Minha intenção era criar "memórias inventadas", usando minhas próprias experiências na travessia do mundo infantil para o adulto. Queria, igualmente, mostrar um Brasil raramente referido na ficção recente, o Brasil de nossa formação histórica, do fim da escravidão e Proclamação da República ao início da industrialização e seus efeitos sobre as vidas de gente comum. Anita, a mulher assassinada, não pode ser entendida sem se compreender o que se passou - e se passa - em nosso País.

Brasileiros - Comentar a política e a sociedade de outra época é uma saída para fazer críticas indiretas aos tempos atuais?
E.S. - Para poder entender o atual momento político e social brasileiro, para compreendermos os atos corruptos de muitos políticos, as falcatruas, a violência que vitima mulheres e crianças, para penetrarmos no que é o absurdo sentido de privilégio de nossas elites precisamos compreender como nossa sociedade se formou. O romance é um dos caminhos para isso.

Brasileiros - Como você vê o momento atual da literatura brasileira?
E.S. - Temos neste momento, no mínimo, uma dezena de autores excepcionais em língua portuguesa. O número de livrarias cresce. Há cada vez mais livros de ficção e não ficção de escritores nacionais publicados anualmente. Os adolescentes leem mais do que jamais leram. Aqui e no restante do mundo. Estamos no bom caminho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Chuva de Fogo

Lembro-me de que era um belo dia de sol, cheio do burburinho popular, nas ruas atulhadas de veículos. Um dia bastante quente e de perfeita transparência. Do meu terraço via-se uma grande confusão de telhados, parques esparsos, um naco de baía juncado de mastros, a linha reta e cinzenta de uma avenida..... Por volta das onze horas caíram as primeiras fagulhas. Uma aqui, outra ali, partículas de cobre semelhantes às faíscas de um pavio; partículas de cobre incandescente que batiam no chão com um barulhinho de areia. O céu continuava límpido, o ruído urbano não diminuía. Só os pássaros da minha gaiola pararam de comer. (Leopoldo Lugones) A leitura desse texto de Lugones é sensacional. Impressiona pela beleza plástica e pela apoteose apresentada acerca do fim do mundo e a cena do fogo tomando conta, destruindo tudo em sua volta. Raridade. O texto está presente na coletânea dos "melhores contos bíblicos" da Ediouro.

Martinho e a dificuldade da renovação

Martinho da Vila sempre está na minha cartola de canções essenciais e sempre aguardo com expectativa seus trabalhos. Entretanto nos últimos anos, Martinho vem se pautando por uma excessiva revisão em sua discografia. Seu último CD de inéditas é de 2007. De lá pra cá, regravações de sucessos e se prestarmos atenção, quase das mesmas canções. Falta de criatividade tenho certeza que não é. O compositor Martinho sabe extrair poesia das coisas mais simples e elevá-las a obras primas. Espero que em outra oportunidade, Martinho volta a ser aquele arrojado artista que surpreende seus ouvintes com narrativas sensacionais. Todo mundo sabe da importância das canções "Menina Moça"; "Casa de Bamba"; "O Pequeno Burguês", mas estas canções estão nos seus últimos três discos. Se pelo menos os arranjos apresentassem novidades, mas fica na releitura do sucesso. Não era necessário.Apesar disso, 4.5 é o cd do momento em minha trilha sonora, mas logo depois corro e coloco

Um passeio pelas ruas do Brasil

  A sensação é angustiante. A sensação que tive ao ler a nova obra de Chico Buarque foi de profunda desesperança e solidão. Por coincidência, estive em julho dez dias na cidade do Rio de Janeiro. Precisamente em Copacabana. Todos os contos do livro tem como cenário o cartão postal do país. Entretanto, esse cartão postal não é o oficial, o que revela toda a beleza do lugar. O que temos na obra é o lado B. As fissuras de um projeto de modernidade que não deu certo. Toda a desigualdade do nosso país, colocada sem adjetivos, sem possibilidade de mudança. Não precisava ser assim.