Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de junho, 2012

Eu sou um Poeta

A RUA É DOS HOMENS (José Godoy Garcia) Eu sou poeta desta pobre vida que está aqui na rua. Eu sou o poeta sem muito recurso mas faço versos assim mesmo: alma da multidão que está na rua. A rua é profunda, vasta, nítida, suja, inexpressiva. A rua é os homens, as dívidas dos homens, trabalho, compromissos, a sorte, as infelicidades, moléstias, alta nos preços das mercadorias, o calor, o frio, a fome, e as pequenas e simples alegrias;são os homens qe estão aqui ao nosso lado, perdidos, sorrindo, magros... Eu sou o poeta pequeno destas ruas que às vezes sobem tortas e às vezes descem retas, profundas na noite.

Plinio Marcos

O amigo Oswaldo Mendes realiza uma bonita homenagem ao dramaturgo Plinio Marcos. Sua vida é passada a limpo, sem abordar muito as polêmicas envolvidas pelo autor. Seu teatro transgressor e perseguido tanto pela grande midia como por governos totalitários, indica que Plinio sempre esteve a frente do seu tempo. Sua literatura chega a ser leitura de criança diante de toda a trágica vida cotidiana que temos em nossa volta. Redescobrir seus textos é uma forma de tentar recuperar através da dor e da revolta, aquilo que já perdemos de tanto conviver com a pobreza sem fazer nada, com a violência sem fazer nada, nada, nada.

Memórias de um senhor em busca do amor

Em seu último trabalho, Gabriel Garcia Márquez realiza uma pequena obra prima que aborda uma temática pouco comum em sua extensa e política produção literária. A trama é envolvente: Aos 90 anos, o narrador em primeira pessoa resolve se presentear: dormir com uma ninfeta virgem de 15 anos. Ao ligar para a cafetina, fica ansioso pela resposta, até que depois de muita procura, consegue marcar o seu esperado encontro. O resto é leitura, leitura e muita surpresa. Num estilo deliciosamente poético, acompanhamos sua ansiedade pelo encontro, seu desbafo de vida e ficamos na torcida para que tudo saia como ele planeja. Pode ser a última vez na vida. Mas quando encontra essa garota...............       Fica no ar uma grande suavidade e uma imensa vontade de viver cada minuto de nossa vida. Não podemos terminar nossa trajetória da mesma maneira que o simpático protagonista. Algumas frases são imperdiveis: "Quando minha esperança acabou me refugiei na paz dos boleros. O bolero é a vida&quo